Porém, esse 'devagar', pode ser relativo se formos analisar individualmente os praticantes de cada modalidade esportiva que se caracteriza como "esporte de endurance".Maratona, triathlo de longa distância, maratonas aquáticas e ciclismo de estrada, são alguns exemplos. Para percorrer longas distâncias, é preciso muito preparo físico e psicológico. Até hoje não defini a proporção que cada um deles interfere no meu desempenho, mas posso dizer que a parte psicológica não está abaixo dos 50%.
Se você quiser, com um mínimo de preparo você consegue.Quem treina - corretamente e com acompanhamento de um profissional de educação física! - para provas de 10 km, consegue completar uma maratona.A diferença será o grau de sofrimento.Quem se preparou para uma maratona, sofrerá muito menos, é óbvio.
Eu ainda vou contar 'causos' verídicos de amigos que fizeram 2 ironman em Florianópolis "sem treinar". Juro! Mas isso será tema de outros posts.
Endurance também é o nome de um livro, excelente, para quem gosta de histórias de reais de aventura. Em 1914, o 'aventureiro' Sir Ernest Shackleton, depois de duas tentativas frustradas de atingir o ponto mais extremos ao sul da Terra - na Antártida -, organizou uma expedição, onde comandava mais 27 homens. O seu 'navio' foi praticamente tragado pelo gelo polar e toda a tripulação passou por sérios problemas, todos eles 'perdidos' no meio do nada, e em condições de temperatura em que é dificílimo se manter vivo.
Sir Ernest Henry Shackleton, já havia feito parte da Expedição Discovery (outra história que virou livro e que ainda indicarei) como 3° Oficial, mas acabou sendo mandado de volta para casa por problemas de saúde. Alguns anos depois, nova tentativa e nova derrocada para, aí sim, construir o navio "The Endurance" e com ele uma história de determinação, persistência, resistência e coragem.
Esse livro pode ser facilmente encontrado nas melhores - e nas piores também - livrarias do Brasil e do mundo. É da Cia das Letras e a autora se chama Caroline Alexander.As fotos que ilustram o livro foram feitas por Frank Hurley, fotógrafo oficial da expedição.
Estou indicando-o, pois, qualquer um que queira um dia completar um ironman, uma maratona, ou até mesmo uma prova de 10 km, e acha que isso pode parecer algo impossível, a leitura desse livro fará com que a porcentagem psicológica que te faz acreditar em conseguir, seja a porcentagem dominante.
Nota: clicando na figura acima, o livro pode ser comprado no site amazon.com na versão em inglês.Porém, há também a versão traduzida para o português.
A minha semana de 'endurance', foi assim:
Segunda-feira: como eu já havia registrado, fiz 1h 37' de corrida leve de baixo de um sol infernal;
Terça-feira: 50 km de bike na estrada, girando sem me preocupar com média;
Quarta-feira: 1h10' de corrida, sendo 20' de aquecimento com 'sprints' de 1' + 7x4' forte e progressivox1' solto + 15' de desaquecimento e musculação;
Quinta-feira: 1h 37' spinning, sendo 1h05 de giro alto + 3x5' giro pesado c/ FCMédia de 88% x3' giro solto + 15' de giro leve e musculação;
Sexta-feira: 2.200 m de natação rodados + 13 km de corrida forte (FCMédia de 85%);
Sábado : 120 km de bike na Bandeirantes;
Domingo: 14 km de corrida forte (FCMédia de 87%);
Fui...