16.3.10

Erro





Estou cometendo algum erro, de ordem hídrica (será que este é um erro gramático?) nos meus treinos de pedal.No último sábado fui pedalar na USP e iniciei meu treino, de propósito, ao meio-dia! Na verdade, eram 12:10 hs.
O meu propósito, a princípio, foi o de ficar um pouco mais com a família no sábado, já que o cunhado,  a co-cunhada e o "sobrinho-mais-do-que-especial", vieram da roça (mais da roça do que aqui) passar o final de semana.
Minha segunda intenção foi de ir prá USP e treinar em um horário em que todos os "sangue nozóio" já estavam acabando ou já tinham acabado seus treinos.
O terceiro e mais 'específico', foi o objetivo de pedalar no horário mais quente possível. E deu certo!Mas também quase deu errado.
Para me previnir da desidratação, fui bebendo água, refrigerante e suco durante o caminho. Cheguei na USP (onde os relógios-termômetros marcavam 33°C) e enquanto fazia alguns ajustes na bike, continuei o precesso de ingestão de líquidos.Tudo para garantir que eu não quebraria no meio do treino.Enchi duas caramanholas grandes com Gatorade e comecei.
O início foi ótimo, feito de maneira consistente e aumentando a força e a velocidade a cada 5 km. Cheguei à média de 34 km/h e 'segurei' por aí por aproximadamente 70 km. A cada meia hora ou no máximo 35 minutos, eu tomava alguns goles generosos de Gatorade para manter a hidratação.
Um fato curioso - pelo menos para mim - disso tudo, é que eu fazia força, mas não sentia dor nenhuma. As pernas inteiras, a FC relativamente baixa e o treino fluindo melhor do que eu mesmo imaginava que seria.
De repente, um pouco antes de chegar aos 80 km, eu praticamente morri. A sensação era de que tinham me tirado da tomada. Eu não tinha mais forças para nada e pensei em parar por ali mesmo. Meu carro deveria estar estacionado no máximo 2 km de onde eu estava e, mesmo assim, pensei em ir a pé, pois o desconforto que eu sentia era enorme.Matei uma das caramanholas, pensei um pouco no que poderia estar acontecendo e retomei a pedalada em direção ao meu humilde, bagunçado e sujo veículo.
Ao passar pela 'bolinha', como se fosse um miragem, vi o Alexandre - meu 'treinador' - guardando uns 'tanques' onde ele prepara o Gatorade pro pessoal que treina com ele. Foi a minha salvação! Enchi as caramanholas novamente, tomei um copo d'água e recebi o 'alerta'! Minha blusa de treino parecia uma salina!!!Me lembrei de Cabo Frio, Arraial do Cabo...
Retomei o treino e a minha média caiu para 32,5 km/h.Fiquei pensando seriamente em tentar fazer os 50 km que restavam no planejamento inicial.Cheguei a cogitar em mais 20 km apenas e ficava lembrando - como uma defesa psicológica, uma fuga mental - que completei os dois primeiros ironman pedalando no máximo 100 km em uns 3 ou 4 treinos.
Coloquei a mão no bolso da blusa para colocar uma música no ipod que pudesse me dar mais ânimo e tentar fazer mais força. Foi aí que percebí que a desidratação não afeta só a parte física, mas também muito da parte mental. Eu tinha um sanduíche de ricota e não me lembrava! Pode parecer ridículo, mas o efeito positivo que provocou foi imenso.
Completei os 130 km ainda bem estragado pelo erro cometido.Mas psicologicamente, foi ótimo!
No domingo, saí prá correr 24 km e corri 26 km. Sendo que os primeiros 20 km foram entre 4:25 e 4:30/km e o tempo todo me mantive hidratado. O final foi bem mais lento por conta das dores.
A correção do meu erro está em me hidratar mais em menor espaço de tempo.No próximo pedal longo eu farei essa 'experiência'. Pode parecer idiotice da minha parte, não saber que isso deve ser feito.Mas eu nunca havia tido esse tipo de problema.Alguma coisa mudou no meu organismo e eu ainda tenho que me adaptar.
Mais uma semana se foi e agora faltam 11! Tô começando a sentir o cheiro 'da coisa' no ar...

Segunda-feira: 12 km de corrida bem leve;
Terça-feira: 2.800 de natação rodados + 2h 05 min de bike com 4x7' forte x3'solto;
Quarta-feira: 1h 40 min de corrida com 1x1km na subida + 6x500m na subida x 500m solto descendo + 3x1kmx1' solto (aprox. 18 km) + musculação;
Quinta-feira: 2h de spinning;
Sexta-feira: 10 km de corrida leve/moderada + 2.400 m de natação;
Sábado: 130 km de bike na usp;
Domingo: 26 km de corrida;

Nenhum comentário:

Postar um comentário