31.3.10

Sentimento de culpa?



Eu não sou das pessoas mais curiosas, mas, até mesmo para que me sirva de "apoio psicológico", eu dou uma fuçada em blogs que o pessoal posta os próprios treinos e nos resultados das provas que participam. Isso não quer dizer praticamente nada, pois, eu mesmo já disse aqui que, em muitas provas que participei, cheguei bem na frente de amigos meus que treinaram muito mais. Coisa de 40% a mais do que o meu volume de treino, no mínimo.
Nessas minhas 'pesquisadas internéticas', estou percebendo que já tem muita gente com um volume de treino altíssimo, quando 'ainda' faltam 59 dias para o Ironman.Se está certo ou não, eu não posso dizer. Abandonei o curso de Educação Física antes de estudar a matéria "Periodização". Mas acho que o certo é isso mesmo. O pessoal com quem eu treino, acha que é melhor esperar até faltarem 45 dias para aumentarmos ainda mais o volume e manter esse aumento por 4 a 5 semanas para, aí sim, começar a diminuir e chegar em Floripa tinindo. Estou quase me convencendo - aos outros também - que no próximo final de semana o volume já deva estar em 150 km de bike e acima dos 27 km de corrida.
O que isso significa é adaptar fisiologicamente o organismo com volumes altíssimos até um mês antes, e depois disso o volume ir diminuindo gradativamente com um leve aumento na intensidade. E para fechar, claro que haverá a semana (ou semanas) de polimento e descanso.
Quanto mais treinamos, mais adaptados ficamos para encarar e passar, com o menor sofrimento e o melhor desempenho possíveis, por uma prova como o Ironman.
Volto a insistir que o descanso é o principal fator a ser levado em conta junto com os treinos. Na verdade, descanso e alimentação correta são as outras modalidades que se juntam à natação, ciclismo e corrida.O negócio é saber quando e como utilizar o descanso. A alimentação deve ser utilizada corretamente, sempre. E isso deve ser levado em conta até por quem não treina. Já o descanso, muitas vezes, é infinitamente melhor do que treinar. Se o atleta já tem uma certa bagagem, sabe como e quando fazer isso.
Como não me atrevo a afirmar nada a esse repeito, por não ter o direito de tornar público algo que pode estar completamente errado, mas que para mim, faz sentido e dá resultado, paro por aqui meu curtíssimo raciocínio e passo a dizer que, no final de semana retrasado, coloquei em prática esse meu "estilo de treino".
No sábado, dia 20, eu tinha programado pedalar 120 km e correr por 10 a 15 minutos. No domingo, a programação era correr entre 22 e 24 km.
Acordei cedo no sábado, coloquei a roupa do treino, preparei toda a alimentação, brinquei um pouco com meu filho e desencanei de tudo.
Entre brincadeiras, broncas, castigo e conversa com o pequeno, me deu uma preguiça absurda, um desânimo incrível. Por alguns instantes parei para pensar e percebí que eu estava meio 'saturado'. Fiquei matudando, meio que me forçando a ir, analisando outros horários, fazendo contas para saber se meu volume semanal estava suficiente para cruzar a linha de chegada, e etc, etc, etc.
Fisicamente eu estava ótimo, mas a cabeça estava péssima. Um 'overtrainning mental', se é que me permitem usar essa expressão.
Alguns minutos foram suficientes para raciocinar e chegar à conclusão de que o melhor era não treinar.Não treinar é algo impossível para mim. Posso não ter nenhuma competição em vista. Mas ficar sem fazer nada eu não consigo. Nunca!
Tirei a poeira do rolo, pedi desculpas à minha bike por ter que fazê-la passar por tal sacrifício e, no final da tarde, pedalei por uma hora, leve, seguido de 1/2 hora de corrida na grama, mais leve ainda.
No domingo pedalei por mais 1h e 20m no rolo e só.
O resultado disso tudo foi que consegui revigorar toda a minha energia física e, principalmente, a mental.Não fiquei nem um pouco encanado de ter deixado de treinar como já havia me acontecido por diversas outras vezes.O sentimento de culpa que por vezes ficamos quando não treinamos o que estava programado, é idêntico ao sentimento de culpa por algo errado que fizemos. Muitas vezes chegamos a nos sentir como verdadeiros pecadores. Nem bater na mãe é tão doloroso(não que eu já tenha batido). Mas acredito que os poucos anos de bagagem me ajudaram bastante a encarar tudo dessa maneira.
A semana que se seguiu foi sensacional, e os treinos melhoraram muito. Começo a sentir o cheiro de 'clima de ironman' no ar.
As duas semanas, do dia 15 ao dia 28,  foram assim:

Segunda-feira : 1h de spinning leve + musculação;
Terça-feira : 2h e 20' de bike com 3x10' forte(80 rpm/FCMédia 88%) x 5' solto
Quarta-feira : 2.500 m de natação + 1h 45' de corrida com 7x4' forte x 1' solto;
Quinta-feira : 2h 10' giro spinning + musculação;
Sexta-feira : 2.500 natação + 15 km de corrida ritmo;
Sábado : 1h leve de rolo + 30' de corrida bem leve na grama;
Domingo : 1h20' de rolo moderado;

Segunda : 2 h de corrida leve;
Terça-feira : 2h 30' de sppining c/ 6 x 5' de carga (80 rpm/FCMédia de 90%) x 1' solto + musculação;
Quarta-feira : 3.000 de natação + 1h10' de corrida c/ 5x 4'30" forte x 1'30" solto;
Quinta-feira : 70 km de bike na estrada sobe e desce (2h10');
Sexta-feira : 50' de corrida + 10' de exercícios educativos e de força ;
Sábado : 130 km de bike na usp + 6 km de corrida;
Domingo : 25,4 km de corrida;

Em tempo (atualizado em 01.04.2010 às 13:20 hs): obviamente, eu não me senti mal, muito menos culpado, por ter deixado de treinar em um final de semana quando ainda faltavam mais de 2 meses para a competição. Com toda a certeza do mundo, esse sentimento de culpa cairia - e cairá, caso aconteça - sobre mim, se eu deixar de treinar em algum dos próximos finais de semana nesses próximos pouco menos de 60 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário