5.1.10

Vida regrada?

Comecei escrevendo sobre treinos, ironman, mentalização e etc. Para quem conhece um pouco um triathleta, sabe que a vida que nós levamos tem que ser regrada. Óbviamente, não é sempre assim. Todos nós - triathletas ou não - cometemos nossos, digamos, deslizes.Meu passado então, me condena. Porém, em alguns setores da vida, há seres humanos que, por regra, conduta, profissionalismo ou mesmo pela moral, não devem cometer deslize algum. E os clérigos são os que mais deveriam seguir à risca o que os indivíduos pertencentes à classe eclesiástica pregam ao longo dos séculos. Mas sabemos que não é bem assim. Ao ler hoje no site UOL uma reportagem que saiu no jornal francês Le Monde sobre um padre mexicano (já falecido) chamado Marcial Maciel, não fiquei nem um pouco espantado ao saber das acusações que pairam sobre a existência desse nobre senhor. Fundador de uma das maiores congregações do mundo - chamada Congregação dos Legionários -, possui mais de 200 escolas e universidades, 2.500 seminaristas e administra mais de US$650 milhões de orçamento anual. Que lindo! Pois o nobilíssimo clérigo é acusado de possuir 5 filhos em 3 países diferentes (3 mexicanos, 1 inglesa e 1 francesa já morta), de ser viciado em morfina e também de plágio.
Bom, se você não entendeu nada, só escrevi tudo isso pois lembrei de um livro que li - e que achei excelente -, chamado "O Diário do Farol", de João Ubaldo Ribeiro.
Nele, o autor relata a vida de um sóciopata que se torna um clérigo e, através dessa sua colocação, faz e desfaz o que quer da vida dos outros com requintes de crueldade e sadismo. Tudo muito parecido com o que o nobre senhor mexicano fez e que o jornal francês recoloca às nossas vistas.
Vale a pena a leitura, mas precisa de ter um pouco de estômago em determinados trechos.








  O livro está disponível nas mais diversas livrarias e por um preço bem rezoável.Em média R$30,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário