10.2.10

Não deixe o samba morrer...

O carnaval está chegando e, depois de onze anos, eu não estou nem um pouco ansioso.Nestes últimos onze anos, eu desfilei em todos.Cheguei a fazer loucuras, como a de 2005, em que eu desfilei TODOS os dias de carnaval.Sexta-feira na bateria da Mancha Verde, sábado na bateria da União da Ilha, lá no grupo de acesso do RJ, domingo, na bateria da Unidos do Peruche, no acesso de SP e segunda, às 7hs da manhã, numa ala da Beija-Flor, no grupo Especial do RJ.
Na quarta-feira de cinzas, eu tava só o pó.Óbvio!Cheguei a dormir quando parei em um semáforo indo para casa depois do trabalho Acordei com as buzinas dos carros parados atrás de mim, e achei - até reconhecer o som de buzinas - que poderiam ser apitos dos diretores de bateria.
Nessas indas e vindas, para e do RJ, cheguei a conhecer a Marisa Orth no avião, ver o Zico na ala da Beija-Flor e achar que era um sósia, o Júnior, companheiro do Galinho,e ter certeza que era ele mesmo.
Mas depois de tantos anos indo a ensaios que começam tarde e acabam quase de manhã, desfilar em várias escolas de samba diferentes, passar nervoso para pegar fantasia, ver as escolas do coração - em SP e no RJ - serem rebaixadas e voltarem, assistir cenas impagáveis - de camarote, literalmente - como aquela em que o carro alegórico da Gaviões derrubou relógio no sambódromo, ver neguinho bêbado no meio da bateria ser arremessado prá dentro do camarote da Brahma, pois a bateria corria o risco de 'atravessar' devio ao grau alcoólico do sujeito, depois de ter desfilado na Beija-Flor completamente alucinado por um ácido lisérgico, e tantas outras histórias que não tenho tempo de escrever, eu cansei!
Na próxima sexta-feira, quero sentar na frente da tv com uma cervejinha bem gelada nas mãos, e assistir - até que eu pegue no sono - aos desfiles tranquilamente, com a certeza de que tenho três paixões que valem muito mais do que participar de qualquer batucada. Minha família, o triathlon e meu sossego não tem preço.
Mas como a ingratidão é uma das menores coisas que um ser humano pode carregar na alma, fica aqui minha pequeniníssima homenagem as duas escolas de samba que levarei sempre em meu coração : Unidos do Peruche e União da Ilha.
Sei que no próximo domingo, vou chorar ao ver a União da Ilha de volta ao grupo especial, do carnaval carioca. Foram oito anos de Grupo de Acesso e várias vezes a bola bateu na trave. Uma delas - em 2005 - foi quando eu e meu irmão desfilamos, com um dos mais belos sambas que a Sapucaí já ouviu.
Como em SP o desfile do Acesso não é transmitido pela tv, vou ficar torcendo para que a Peruche faça um bom desfile e que a bateria "Rolo Compressor" desta vez não dê mancada.
Abaixo, dois vídeos - um de cada escola - que mostram um pouco do que falei.

  http://www.youtube.com/watch?v=Kc4HcPM8rAY

http://www.youtube.com/watch?v=uWTpM1RQG6g&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário