23.2.10

Endurance



Todo esporte que é denominado "esporte de endurance", é caracterizado por ser de longa duração e baixa intensidade. A tradução de endurance é resistência. Ou seja, o ditado "devagar se vai ao longe", é o que prevalece.
Porém, esse 'devagar', pode ser relativo se formos analisar individualmente os praticantes de cada modalidade esportiva que se caracteriza como "esporte de endurance".Maratona, triathlo de longa distância, maratonas aquáticas e ciclismo de estrada, são alguns exemplos. Para percorrer longas distâncias, é preciso muito preparo físico e psicológico. Até hoje não defini a proporção que cada um deles interfere no meu desempenho, mas posso dizer que a parte psicológica não está abaixo dos 50%.
Se você quiser, com um mínimo de preparo você consegue.Quem treina - corretamente e com acompanhamento de um profissional de educação física! - para provas de 10 km, consegue completar uma maratona.A diferença será o grau de sofrimento.Quem se preparou para uma maratona, sofrerá muito menos, é óbvio.
Eu ainda vou contar 'causos' verídicos de amigos que fizeram 2 ironman em Florianópolis "sem treinar". Juro! Mas isso será tema de outros posts.
Endurance também é o nome de um livro, excelente, para quem gosta de histórias de reais de aventura. Em 1914, o 'aventureiro' Sir Ernest Shackleton, depois de duas tentativas frustradas de atingir o ponto mais extremos ao sul da Terra - na Antártida -, organizou uma expedição, onde comandava mais 27 homens. O seu 'navio' foi praticamente tragado pelo gelo polar e toda a tripulação passou por sérios problemas, todos eles 'perdidos' no meio do nada, e em condições de temperatura em que é dificílimo se manter vivo.
Sir Ernest Henry Shackleton, já havia feito parte da Expedição Discovery (outra história que virou livro e que ainda indicarei) como 3° Oficial, mas acabou sendo mandado de volta para casa por problemas de saúde. Alguns anos depois, nova tentativa e nova derrocada para, aí sim, construir o navio "The Endurance" e com ele uma história de determinação, persistência, resistência e coragem.
Esse livro pode ser facilmente encontrado nas melhores - e nas piores também - livrarias do Brasil e do mundo. É da Cia das Letras e a autora se chama Caroline Alexander.As fotos que ilustram o livro foram feitas por Frank Hurley, fotógrafo oficial da expedição.
Estou indicando-o, pois, qualquer um que queira um dia completar um ironman, uma maratona, ou até mesmo uma prova de 10 km, e acha que isso pode parecer algo impossível, a leitura desse livro fará com que a porcentagem psicológica que te faz acreditar em conseguir, seja a porcentagem dominante.
Nota: clicando na figura acima, o livro pode ser comprado no site amazon.com na versão em inglês.Porém, há também a versão traduzida para o português.

A minha semana de 'endurance', foi assim: 

Segunda-feira: como eu já havia registrado, fiz 1h 37' de corrida leve de baixo de um sol infernal;
Terça-feira: 50 km de bike na estrada, girando sem me preocupar com média;
Quarta-feira: 1h10' de corrida, sendo 20' de aquecimento com 'sprints' de 1' + 7x4' forte e progressivox1' solto + 15' de desaquecimento e musculação;
Quinta-feira: 1h 37' spinning, sendo 1h05 de giro alto + 3x5' giro pesado c/ FCMédia de 88% x3' giro solto + 15' de giro leve e musculação;
Sexta-feira: 2.200 m de natação rodados + 13 km de corrida forte (FCMédia de 85%);
Sábado : 120 km de bike na Bandeirantes;
Domingo: 14 km de corrida forte (FCMédia de 87%);

Fui...

3 comentários:

  1. Bruno,
    obrigado por ter passado lá no meu blog..
    então cara vou encarar meu 1º Iron este ano, vai ser pedreira já fiz 02 meio irons somente e estou no triathlon a pouco tempo (2 anos) meu melhor resultado foi no campeonato gaucho 2009 - 1º na categori 35-39, dai resolvi encarar este desafio que na realidade é um sonho...
    com certeza é muito importante trocar experiências de ENDURANCE com triathletas que possuem 5 Irons como vc...
    Vou passar por auqi para ler seus post e sempre que puder contribua com seus comentários e suas experiências...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bruno,

    esse livro é um dos meus favoritos. Foi feito um filme / documentário sobre ele, muito bacana. Era uma produção britânica ou australiana, não me recordo bem. Estou esperando algum produtor de Holywood fazer um mega filme, porque a história além de verdadeira é tão fantástica que vai além da ficção.

    ResponderExcluir
  3. Max, muito obrigado pela sua visita.Na mesma hora que acabei de ler esse livro, voltei à página inicial e recomecei.
    Meu irmão também leu e disse a mesma coisa que você.
    Imagine um 'James Cameron' ou um 'George Lucas'- só para citar nomes de diretores/produtores 'da moda' - fazendo esse filme?!
    Abraços.
    Bruno.

    ResponderExcluir